Translate this Page
Ultimas Atualizações
PARA RAIOS  (07-03-2024)
SINALIZADOR NOTURNO  (07-03-2024)
ALIMENTAÇÃO ELETRICA  (07-03-2024)
SEGURANÇA
SEGURANÇA É:
CERTEZA DO QUE SE FAZ
FAZER O QUE MANDARAM
FAZER DO MEU JEITO
CERTEZA DE COMO SE FAZ
FAZER POR INTUIÇÃO
CERTEZA DO PROQUE SE FAZ
FAZER POR FAZER
1,4 e 6 ESTÃO CORRETOS
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (476 votos)

ONLINE
1





 

 


ALIMENTAÇÃO ELETRICA

 

                                                

 

 

 

 

 

 

 

 

Da distribuição Elétrica e sua Funcionalidade

Chave seccionadora geral / individual

Do barramento GERAL e suas chaves / disjuntor 

 

Da chave seccionadora / disjuntor Geral:

Normalmente localizada na parte externa da subestação, funciona como um disjuntor GERAL. Intermediando a alimentação externa (poste) e subestação (condomínio) e uma vez desligada interrompe o fornecimento de energia para a subestação e todo o condomínio. Sendo assim, só deve ser desligada em situações extremas como: curto circuito, Incêndio, infiltrações ou outros na subestação. caso a chave não funcione, acionar a COELBA (não manusear).

Do barramento GERAL e suas chaves / disjuntor 

Este diferente da chave SECCIONADORA, se desligado interrompe o fornecimento de energia da subestação para o barramento (condomínio). Só devendo desligar em caso de emergência como: curto circuito, super aquecimento dos cabos ou incêndio. Não esquecendo de trazer as cabinas dos elevadores para o ultimo piso e só desligar após certificar se que não há passageiro. Já se houver mais de uma torre, a subestação poderá ser única, porém com barramentos gerais individuais inclusive, com alimentação individual para os equipamentos e área comum (condomínio) e outra exclusiva para as unidades, significando com isso, que se pode solucionar o problema desligando apenas a chave / disjuntor especifico. Ressaltamos que tais informações são a titulo de conhecimento e para o caso de emergência; só devendo ser manipulado se tiver certo (SEGURO) do que faz, de como faz, e do porque faz. Isso é (SEGURANÇA) ou por profissional capacitado.

Dos barramentos Individuais e suas chaves / disjuntores:

Além das chaves seccionadoras, também há os barramentos individuais que são alimentados pelos barramentos GERAIS esses, alimentam as colunas, proporcionando o interrompimento de energia das áreas ou unidades especificas (alimentadas por ele).

Ex: num condomínio vertical de 20 andares com quatro por andar pode, numa coluna de distribuição (barramento) alimentar as unidades do 1º ao 9º terminados em 01 e outro alimentando as unidades do 10º ao 20º também terminados em 01 Permitindo assim, que haja o interrompimento do fornecimento ou falte energia apenas nessas unidades. Bastando pra isso, desligar o barramento correspondente ou apresentar defeito no mesmo. Porem, cada unidade tem seu disjuntor correspondente (individual).

Dos quadros de distribuição:

Das áreas comuns:

Para individualizar a distribuição e facilitar a execução de serviços, existem os quadros gerais, que serve como alimentador dos quadros das áreas como: Salão de Festas, Ginástica, Piscina, Saunas, elevadores, iluminação e outros. Cada um com seu disjuntor individual, além de um geral para o caso de reparo ou troca de um desses disjuntores, ou outro serviço nesse quadro GERAL.

Dos quadros de distribuição das áreas:

Para cada área alimentada pelo quadro geral, há um quadro secundário (individual) proporcionando execução de serviços e reparos em locais específicos como: tomadas, luminárias e outros interligados á esse quadro. Já se necessitar serviços no quadro, desliga-se o disjuntor correspondente no quadro geral. Ou se houver um curto circuito, esse disjuntor deverá desligar-se automaticamente no quadro geral impedindo a propagação do curto circuito. (SEGURANÇA).

Dos medidores das unidades ( Apartamentos / Casas):

Na casa de medição, além dos barramentos encontramos os medidores de energia individual; cada um com o seu respectivo disjuntor para no caso de algum serviço como troca de disjuntor no quadro da unidade, curto circuito ou outro: desligar apenas a energia da unidade em questão. Também dentro da unidade há um quadro alimentado por esse disjuntor que proporciona o desligamento da energia para execução de serviços em áreas especificas dentro da unidade. Ex. área de serviço, quarto social, sala e outras dependências. Cada uma, com seu disjuntor individual.